terça-feira, 19 de maio de 2009

Fique por dentro!



Mídias sociais - I: a coqueluche do Twitter
Não há mais dúvidas, o Twitter é a ferramenta da vez quando falamos do uso de redes sociais por grandes empresas. Uma das últimas a marcar presença é a Amsterdam Sauer ( http:// twitter.com/amsterdamsauer). " Cada vez mais, o consumidor é bombardeado por mensagens de todos os tipos e vindas de todos os canais e ninguém melhor que ele próprio para filtrar o que considera realmente relevante. No Twitter acontece exatamente isso: é o usuário quem escolhe a empresa ou a personalidade que deseja 'seguir', logo seleciona a qualidade das informações que vai receber. Entre as redes sociais o Twitter é a terceira maior no mundo. Para se ter uma idéia, no dia 21/03/09 o Twitter completou 3 anos, com 6 milhões de usuários, dos quais 50 mil brasileiros. A julgar pelo sucesso que as redes sociais fazem no Brasil, esse número certamente crescerá muito num curto período de tempo", destaca Rosana de Moraes, gerente de marketing da Amsterdam.

Mídias sociais – II: extensão estratégica dos programas de TV Blog, Twitter e Orkut. Definitivamente a televisão se rendeu ao poder da web como veiculo de comunicação em massa. Um exemplo recente aparece na estratégia de divulgação da série Aprendiz 6 Universitário (www.rederecord.com.br/aprendiz6). “Há quase um ano a Record vem experimentando diferentes níveis de interação com os telespectadores por meio da internet. O monitoramento e o relacionamento como comunidades no Orkut, Facebook e outras redes, esperamos ter respostas mais reais sobre o conteúdo que entregamos à audiência. Algumas ações que faremos para o seriado foram sugeridas pelos próprios usuários de comunidades no Orkut. Outro beneficio que enxergamos é este novo canal 'direto com a emissora'. Por meio dele, o telespectador sente-se mais a vontade para criticar ou sugerir. Se não gosta, diz que não gosta e o porquê.
Porém, se ele gosta, pode se tornar mais um multiplicador e formador de opinião. Dessa forma fazemos um exercício de transparência junto aos usuários, numa via de mão dupla de informações e resultados.”, afirma Cláudio Bruna, supervisor de internet da Rede Record.


Mídias sociais – III: ferramentas para criação de comunidades
Para reforçar a atuação da recém-lançada ABRADi ( Associação Brasileira das Agências Digitais), foi criada uma rede social exclusiva (
http://redeabradi.ning.com/).
Sobre a ferramenta para gestão do ambiente Ricardo de Bem, responsável pela criação e diretor executivo da Divex (
www.divex.com.br), revela como foi feito o processo de escolha. “ Avaliamos seriamente duas: Ning (www.ning.com) e Elgg (http://www.elgg.org/), mas poderia ter sido feito até no Facebook. A Elgg pareceu até mais profissional, com mais recursos e mais customizável. Mas o Ning, justamente por sua facilidade de criação e gerenciamento, apresentando todos os principais recursos necessários acabou sendo a escolha. Pesou também a confiabilidade e o fato de ela ter sido criada por Marc Andreessen, um dos fundadores da Netscape”.

Fonte: Revista Webdesign - Maio/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário